O que é SEM?
• SEM é o conjunto de estratégias que permitem mostrar seu site, produto ou serviço nos resultados de busca.
• SEM é um composto de links patrocinados e SEO, mas o mercado costuma utilizar SEM para links patrocinados e SEO para otimização de sites.
• Links patrocinados já são 50% do investimento em internet nos EUA, e esse mercado não para de crescer aqui no Brasil também.
Fonte Imagem: Webbrelaterat
O que faz um analista de SEM?
• Responsável pelas ações de links patrocinados.
• Participar de reuniões para briefing e de-briefing em parceria com a área de negócios.
• Planejar e criar toda a estrutura da campanha de links patrocinados.
• Implementar a estrutura da campanha de links patrocinados nos buscadores.
• Acompanhar os resultados e otimizar as campanhas de links patrocinados.
• Gerar reports e discutir estratégias para os próximos períodos.
• Acompanhar as tendências de busca, aumento e/ou redução.
• Planejar as campanhas para as sazonalidades e oportunidades que surgem no mercado.
• Responsável pelo relacionamento, entre as agências e os buscadores.
O que é preciso para ser um analista SEM?
• Pacote Office, avançado em Excel e PowerPoint.
• Conhecimento avançado em internet e sites de busca.
• Entendimento dos processos necessários para construção de uma campanha publicitária.
• Conhecimento de ferramentas de web analytics (Google Analytics, Real Media, Predicta, Aunica, Double Click etc.).
• Conhecimento das ferramentas de compra e venda de links patrocinados (Google AdWords, Yahoo! Search Marketing.
• Conhecimento de ferramentas que auxiliam no planejamento do search marketing (Google AdPlanner, Google Insights, Google Keyword Tools, Google Roda Mágica, Google Linha do Tempo).
• Obter a certificação “Google Qualified Professional” é um forte diferencial.
Fonte: http://www.adgamedigital.com.br/
Veja o trabalho de graduação “Plano de Marketing para Empresa de Internet”, do Luiz Alberto Piovesana.
“Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, a partir do cruzamento entre boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de produtos de internet e sua inserção no mercado e teorias clássicas sobre plano de marketing, mostrar uma nova abordagem sobre todo seu ciclo, desde desenvolvimento até pós- venda. ”
• SEM é o conjunto de estratégias que permitem mostrar seu site, produto ou serviço nos resultados de busca.
• SEM é um composto de links patrocinados e SEO, mas o mercado costuma utilizar SEM para links patrocinados e SEO para otimização de sites.
• Links patrocinados já são 50% do investimento em internet nos EUA, e esse mercado não para de crescer aqui no Brasil também.
Fonte Imagem: Webbrelaterat
O que faz um analista de SEM?
• Responsável pelas ações de links patrocinados.
• Participar de reuniões para briefing e de-briefing em parceria com a área de negócios.
• Planejar e criar toda a estrutura da campanha de links patrocinados.
• Implementar a estrutura da campanha de links patrocinados nos buscadores.
• Acompanhar os resultados e otimizar as campanhas de links patrocinados.
• Gerar reports e discutir estratégias para os próximos períodos.
• Acompanhar as tendências de busca, aumento e/ou redução.
• Planejar as campanhas para as sazonalidades e oportunidades que surgem no mercado.
• Responsável pelo relacionamento, entre as agências e os buscadores.
O que é preciso para ser um analista SEM?
• Pacote Office, avançado em Excel e PowerPoint.
• Conhecimento avançado em internet e sites de busca.
• Entendimento dos processos necessários para construção de uma campanha publicitária.
• Conhecimento de ferramentas de web analytics (Google Analytics, Real Media, Predicta, Aunica, Double Click etc.).
• Conhecimento das ferramentas de compra e venda de links patrocinados (Google AdWords, Yahoo! Search Marketing.
• Conhecimento de ferramentas que auxiliam no planejamento do search marketing (Google AdPlanner, Google Insights, Google Keyword Tools, Google Roda Mágica, Google Linha do Tempo).
• Obter a certificação “Google Qualified Professional” é um forte diferencial.
Fonte: http://www.adgamedigital.com.br/
Veja o trabalho de graduação “Plano de Marketing para Empresa de Internet”, do Luiz Alberto Piovesana.
“Sendo assim, este trabalho tem como objetivo, a partir do cruzamento entre boas práticas relacionadas ao desenvolvimento de produtos de internet e sua inserção no mercado e teorias clássicas sobre plano de marketing, mostrar uma nova abordagem sobre todo seu ciclo, desde desenvolvimento até pós- venda. ”